CEM ANOS DE PRODUTOS DE QUALIDADE

Fundada originalmente em 1920 como uma organização focada na importação e na distribuição dos componentes automobilísticos americanos, a Automotive Products progrediu rapidamente ao tornar-se um produtor de sistemas de frenagem e sistemas de fricções de alta qualidade para a fornecedora da indústria automobilística global.

 

Em 1931, a Automotive Products abriu uma sede em Leamington Spa, no Reino Unido, para a produção e a distribuição dos sistemas de frenagem e fricções – hoje a empresa está ainda completamente operativa como parte produtiva em UK com o nome de Raicam Clutch Ltd, e é ainda no centro do design e da produção das fricções para o mercado OE.

 

No fim da segunda guerra mundial, a Automotive Products era líder de mercado no design e no desenvolvimento da assembleia dos freios e fricções. Com efeito, muitos componentes AP eram utilizados nos veículos do exercito inglês (como o carro armado Churchill e o Cromwell) durante a segunda guerra mundial. Os sistemas de engenharia AP eram incrivelmente populares nas arenas esportivas: muitos ícones do automobilismo utilizavam partes AP, como a legendária Jaguar XK120 – cinco vezes vencedora da 24 horas de Le Mans.

A décima milionésima fricção produzida por AP, em 1958
Sua Majestade, a Rainha Mãe, durante visita à sede produtiva AP de Leamington, em 1958

Em janeiro de 1958, a Automotive Products produziu a sua 10 milionésima fricção – neste ponto, 85% de todos os carros no Reino Unido montavam um sistema fricção AP e a organização era a maior produtora de freios e fricções do mundo. AP atirou o interesse real em 1958, quando a organização foi visitada por Sua Majestade a Rainha Elizabete, a rainha-mãe, que reconheceu a importância do Automotive Products como elemento-chave da industria automobilística britânica.

 

O grupo Automotive Products se expandiu rapidamente durante os anos 60 e 70, abrindo muitos ofícios e sedes produtivas no mundo – AP Itália foi fundada em 1971 e era o predecessor da atual AP Automotive Products SRL – o braço manufatureiro italiano de Raicam.

 

Em 1977, AP desenhou e emitiu o primeiro sistema fricção DST, aclamado pela crítica, ganhando o British Design Council Award. A tecnologia e o design utilizados na assembleia dessa fricção DTS foi um marco importante no design dos sistemas de fricção e são usados amplamente em muitas assembleias de fricção hoje.

Os componentes de engenharia RAICAM são um aspecto integral de muitos veículos líderes de mercado nos dias atuais.

A Automotive Products foi englobada por Raicam em 2009. Os locais de produção em Leamington Spa (Raicam Clutch Ltd) e Ancona (AP Automotive Products SRL) continuam a desenhar, desenvolver e produzir para uma grande variedade de aplicações, dos carros exóticos aos top car. Raicam desenvolve e produz também sistemas de freios para automóveis e veículos comerciais leves nas sedes produtivas de Turin e Pescara na Itália, nas empresas Raicam Industrie SRL. Freios e fricções são fornecidos como OE para muitos veículos nas estradas modernas – um reconhecimento à qualidade superior dos componentes dos engenheiros Raicam. Além disso, Raicam tem um grande braço aftermarket, que compartilha do mesmo nível de qualidade dos componentes OE que produz.

 

RAICAM continua a trabalhar junto aos produtores de veículos para desenvolver novas tecnologias e continuar a ser parte integrante da indústria automobilística do futuro. A organização está constantemente em expansão com empresas próximas à abertura na Índia e no Brasil, reforçando a presença de RAICAM num mercado competitivo, tecnológico e avançado dos automóveis.

Linha de produção RAICAM, no início do século XX